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👉Conheça alguns tipos de atividades essenciais para o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos

A educação infantil é um período de desafios e descobertas para alunos e educadores. Da parte dos pequenos, podemos salientar o aspecto do novo, ou seja, o contato com aquilo que não fazia parte de sua vida e de seu mundo até então. Já para os adultos que estão envolvidos nessa missão, o caráter desafiador está no fato de ensinar e apresentar os melhores caminhos para os baixinhos. Isso tudo pode ser resolvido quando os profissionais planejam e estabelecem atividades para crianças que estão incluídas na faixa de 0 a 5 anos.

Período de integração: uma etapa importante
Ao longo da nossa vida, precisamos estar aptos a adaptações, seja em uma escola nova, um local de trabalho com pessoas desconhecidas, uma dinâmica de grupo, etc.; a melhor maneira de nos portarmos é através da integração com os demais e com o ambiente em questão.

Desde a primeira infância estamos submetidos a essas situações e isso ensina a todos nós a integração e a interação social. Um local que promove tal ensinamento é a escola, pois é a partir dela que o pequeno passa a ter contato com uma determinada rotina, compreender a questão do tempo e do espaço, além de estabelecer o respeito pelos outros com quem compartilha o mesmo ambiente.

O poder das atividades para crianças
É inegável que esse contato com o ‘outro’, feito pela criança através do convívio diário com coleguinhas e professores, significa um progresso indispensável na vida do pequeno. Contudo, as atividades realizadas no ambiente das escolinhas e das creches são de extrema importância para promover a psicomotricidade (aspectos emocionais, cognitivos e motores), a comunicação, entre outros. Sendo assim, é inegável que as atividades para crianças tendem a trabalhar o desenvolvimento dos pequenos de forma eficaz.

Atividades e ações:

Afeto: quando a mãe, o pai ou outro cuidador adulto demonstram afeto, carinho e sensibilidade às manifestações do bebê e/ou da criança (fome, sono, irritabilidade, entre outros), eles percebem que existe uma base segura na qual podem confiar e se sentem confortáveis, aceitos e protegidos.

Capacidade de interagir e de se comunicar: ou seja, falar, cantar, responder, sorrir, olhar, ouvir a criança ou o bebê. A interação com o adulto ajuda o bebê e a criança a aprenderem a regular suas emoções em situações de estresse, a explorar o mundo com confiança e a aprender a se comunicar.

Ajudar nas descobertas: quando você brinca ou incentiva uma brincadeira, quando você permite que a criança ou o bebê explore o lugar onde vive – mesmo que seja pequeno. Quando você mostra o mundo para ele, mesmo que seja da janela. Quando você o ajuda a nomear objetos que ele não conhece.

Brincar: uma simples brincadeira estimula muito bebês e crianças. As brincadeiras devem ser consideradas pelos adultos como algumas das atividades mais sérias para as crianças. Quando brincam, elas aprendem muitas coisas sobre o mundo exterior e sobre como lidar com ele.

Na prática:

Para bebês de 0 a 18 meses

Prendedores divertidos: Para incentivar a coordenação motora na, o abrir e fechar dos pregadores podem ser bons aliados para treinar o movimento de pinça. Em uma
bacia, coloque os itens e mostre para a criança que o objetivo é prendê-los em volta de toda a borda. Vale também deixar alguns já xados para que ela treine o processo
inverso, de tirar. Se eles forem coloridos, melhor ainda!

Hora do martelinho: Se as cascas de ovo iam direto para o lixo, nesta brincadeira tem espaço de sobra para elas. Lave-as para tirar qualquer resíduo e deixe-as secar
bem. Em seguida, indique que o pequeno use uma colher ou martelinho de brincadeira para quebrá-las. E caso queiram adicionar mais uma etapa ao processo, vale colocar
água mistura com tinta guache dentro e quebrá-las em cima de um papel, formando um desenho especial

 

Para crianças de 17 meses a 3 anos e 11 meses

Eu vou, eu vou…: Quando o pequeno começa a dar indícios de que os primeiros passos estão por vir, esta brincadeira pode ajudá-lo. Posicione as cadeiras de casa em linha, mas com espaço entre elas. Em cima de cada uma, coloque um objeto favorito da criança. Ela terá suporte para investir no andar e ainda terá a recompensa de ter encontrado o seu brinquedo queridinho.

Sumiu?: Diferente das outras opções, esta não pede nenhum item a não ser… sua mão! Desenhe um rostinho em cada um dos dedos e brinque com o bebê de escondê-los e aparecer, trazendo entusiasmo para os momentos. Esse processo ajuda a criança a entender o mecanismo do que é mostrar e esconder e até como interferir para que o dedo não suma, segurando-o. Simples, mas importante, né?

Para crianças de 17 meses a 3 anos e 11 meses

Cole os grãos: É hora de pegar um punhadinho de feijão, milho e macarrão. Em um pedaço de papel adesivo, desenhe um triângulo, um círculo e um quadrado. Em seguida, peça para que ela preencha cada um dos desenhos colando os grãos misturados. Para finalizar, faça o processo inverso de desgrudar e separá-los.

Tampas e mais tampas: Forme uma lá com garrafas de plástico com tampas diferentes e as misture. Tire as tampas e oriente para que o pequeno tente encaixar a correspondente em cada frasco. E só pode passar para o próximo quando estiver bem rosqueado, tá? Ótimo para a coordenação!

 

Qual é a cor?: Para ajudar as crianças a explorarem os tons, coloque cinco cartolinas coloridas (ou a quantidade que você tiver por aí!) pelo chão da sala. Pergunte se ela conhece qual é aquela cor e explique que a atividade é encontrar objetos pela casa que sejam do mesmo tom e trazê-las para colocar em cima da cartolina. Para os maiores, vale fazer uma contagem divertida para incentivá-lo.

Para falar sobre as emoções: As subidas e descidas dos sentimentos são esperadas depois de tanto tempo dentro de casa. Mas é preciso que se tenha um diálogo sincero, apresentando cada uma das emoções. Para isto, desenhe dois quadrados numa folha –uma para você e outra para o seu filho -, com cinco círculos diferentes. A ideia é dizer uma emoção e pedir para que a criança expresse como ela imagina o que é o sentimento fazendo rostinhos no círculo. O momento é ótimo para perguntar como ela está, se já se sentiu daquela forma e em qual situação.

Para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses

Música no copo: Com seis copos enfileirados, preencha-os com quantidades diferentes de água e use corantes para variar os recipientes. Para as crianças maiores, dê preferência para os de vidro para o som sair melhor. Já para os menores, prepara-los os de acrílico ou plástico firme. Já para tocá-los, use uma colher de madeira ou outro item que pode servir como baqueta. Acredite, o pequeno vai achar até que é mágica os sons!

Pescaria em casa: A coordenação motora na mais apurada nesta faixa etária permite trabalhar com itens menores. Pensando nisso, coloque cubos de gelo dentro de uma bacia com água e explique para as crianças que o objetivo é pescá-los com uma colher no menor intervalo de tempo que eles conseguirem. A brincadeira fica ainda mais divertida com as pedras desaparecendo ao derreterem.

Recordar é viver: Para ajudar os pequenos a lidarem com a saudade da família e amiguinhos, monte um álbum virtual de fotos e passe na TV de casa. Além de lembrar de quem a gente ama, a ideia é entreter as crianças contando as histórias daqueles cliques. Vale também apostar nos registros feitos nos últimos meses pelos celulares dos pais. Um bom jeito de processar que, mesmo dentro de casa, boas memórias também se formaram na quarentena, né?

Agora que já sabe um pouco mais é hora de por em prática, esperamos que tenha gostado e que se desenvolva junto com seu filho(a) ♥️

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